Síntese sobre o TCC /PROJETOS INTEGRADORES E O NOVO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA – PIAUÍ Professor Hitalo Raniel Azevedo
Em sala de aula o professor Hitalo Raniel apresentou uma pesquisa onde seu estudo concentra em uma escola pública em Teresina, Piauí, e examina como esses projetos são desenvolvidos e sua influência no aprendizado dos alunos. O novo ensino médio é uma abordagem educacional que visa promover a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento, com os projetos integradores sendo uma parte essencial desse modelo. Foi detalhado e explicado em slides as habilidades e experiência adquiridas durante esse processo de estudo de caso que podemos vê resumidamente alguns tópicos nele apresentado como:
Novo ensino médio :
Tem como objetivo modernizar o ensino e atender às necessidades dos jovens.
Plnd:
Programa Nacional do Livro e do Material Didático) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo distribuir materiais didáticos, literários e pedagógicos para as escolas públicas de ensino básico do Brasil.
Método socrático :
Uma técnica de investigação filosófica que se baseia em perguntas para levar o interlocutor a descobrir a verdade sobre um assunto. O método é composto por dois momentos: a ironia e a maiêutica.
Bncc:
Competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são um conjunto de orientações que definem os conhecimentos e habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica.
Os projetos integradores constituem um componente essencial do percurso acadêmico,fomentando a interdisciplinaridade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos podemos ver resumidamente cada unidade do livro didático apresentado:
Plásticos: por que substituí-los? – o projeto aborda o uso de materiais plásticos em diversos objetos do cotidiano, como embalagens descartáveis, utensílios domésticos, brinquedos, peças de automóveis,equipamentos eletrônicos, vestuários, encanamentos, entre outros.
Alimentação saudável: qual é a importância? – o projeto expõe a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, que inclua frutas e outros tipos de alimentos. Conhecer os princípios e recomendações de uma alimentação adequada pode ser transformador.
Ficção científica: ciência ou ficção? – o projeto fala da ficção científica é um gênero literário e cinematográfico que utiliza elementos científicos e tecnológicos para construir suas narrativas.
Fake news: como identificá-las e combatê-las? - O texto fala sobre a produção e compartilhamento de informações, que se tornou mais fácil nos últimos anos, mas que também pode ser prejudicado pela grande quantidade de fake news.
Agua da chuva: é possível utilizá-la? – O projeto trata sobre a quantidade de água doce no mundo, que é inferior a 3% da água total do planeta. De acordo com a ONU, considerando os nossos hábitos de consumo atuais, estima-se que 2,7 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água em 2025.
Moda e consumo: como praticar ações sustentáveis? - O projeto busca analisar criticamente as relações entre moda e consumo, com o objetivo de promover uma atitude mais sustentável.
Portanto, os projetos integradores no Novo Ensino Médio são uma jornada desafiadora e
enriquecedora, com grande potencial, deve-se ressaltar que associado a isso, faz-se necessários
alguns ajustes, para que possa se encaixar dentro da realidade das escolas, e assim poder
proporcionar aos alunos uma experiência completa do que os projetos podem oferecer a estes,
pois eles incentivam à aprendizagem ativa, à colaboração e a criatividade, preparando assim os
alunos para enfrentar os desafios fora da escola no mundo real.
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